Win Forms: Teclas de atalho globais – C#

Fala aí galera. Tudo certo?!

Já faz um certo tempo que não posto aqui no blog, e também um tempinho que eu não contribuo no MSDN.

Então, receba esse post!!!

Já ouviu falar das teclas de atalho globais, ou Global Hot Keys? Se não segue uma explicação curta:

Teclas de atalho globais são combinações de teclas, sempre usando um modificador (Ctrl ou/e Alt ou/e Shift), que executam ações na sua aplicação, mesmo ela estando minimizada ou oculta! Por isso o Globais.

Baseado em .net – Set global hotkeys using C# – Stack Overflow, eu fiz alguns pequenos ajustes, para conseguir o código final abaixo. Uma classe que permite registrar ou remover Global Hot Keys para sua aplicação:

/*
O código foi obtido na thread abaixo, e modificado por mim, Herbert Lausmann:
http://stackoverflow.com/questions/2450373/set-global-hotkeys-using-c-sharp
Créditos ao criador, AaronLS.
*/
using System;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;
using System.Runtime.InteropServices;
using System.Text;
using System.Threading.Tasks;

namespace System.Windows.Forms
{
    public sealed class KeyboardHotKeys : IDisposable
    {
        #region Class Code
        // Registers a hot key with Windows.
        [DllImport("user32.dll")]
        private static extern bool RegisterHotKey(IntPtr hWnd, int id, uint fsModifiers, uint vk);
        // Unregisters the hot key with Windows.
        [DllImport("user32.dll")]
        private static extern bool UnregisterHotKey(IntPtr hWnd, int id);

        /// <summary>
        /// Represents the window that is used internally to get the messages.
        /// </summary>
        private class Window : NativeWindow, IDisposable
        {
            private static int WM_HOTKEY = 0x0312;

            public Window()
            {
                // create the handle for the window.
                this.CreateHandle(new CreateParams());
            }

            /// <summary>
            /// Overridden to get the notifications.
            /// </summary>
            /// <param name="m"></param>
            protected override void WndProc(ref Message m)
            {
                base.WndProc(ref m);

                // check if we got a hot key pressed.
                if (m.Msg == WM_HOTKEY)
                {
                    // get the keys.
                    Keys key = (Keys)(((int)m.LParam >> 16) & 0xFFFF);
                    ModifierKeys modifier = (ModifierKeys)((int)m.LParam & 0xFFFF);

                    // invoke the event to notify the parent.
                    if (KeyPressed != null)
                        KeyPressed(this, new KeyPressedEventArgs(modifier, key));
                }
            }

            public event EventHandler<KeyPressedEventArgs> KeyPressed;

            #region IDisposable Members

            public void Dispose()
            {
                this.DestroyHandle();
            }

            #endregion
        }

        private Window _window = new Window();
        private int _currentId;

        public KeyboardHotKeys()
        {
            // register the event of the inner native window.
            _window.KeyPressed += delegate(object sender, KeyPressedEventArgs args)
            {
                if (KeyPressed != null)
                    KeyPressed(this, args);
            };
        }

        /// <summary>
        /// Registers a hot key in the system.
        /// </summary>
        /// <param name="modifier">The modifiers that are associated with the hot key.</param>
        /// <param name="key">The key itself that is associated with the hot key.</param>
        public void RegisterHotKey(ModifierKeys modifier, Keys key)
        {
            // increment the counter.
            _currentId = _currentId + 1;

            // register the hot key.
            if (!RegisterHotKey(_window.Handle, _currentId, (uint)modifier, (uint)key))
                throw new InvalidOperationException("Couldn’t register the hot key.");
        }

        /// <summary>
        /// A hot key has been pressed.
        /// </summary>
        public event EventHandler<KeyPressedEventArgs> KeyPressed;

        #region IDisposable Members

        public void Dispose()
        {
            // unregister all the registered hot keys.
            for (int i = _currentId; i > 0; i--)
            {
                UnregisterHotKey(_window.Handle, i);
            }

            // dispose the inner native window.
            _window.Dispose();
        }

        #endregion

        #region Others

        /// <summary>
        /// Event Args for the event that is fired after the hot key has been pressed.
        /// </summary>
        public class KeyPressedEventArgs : EventArgs
        {
            private ModifierKeys _modifier;
            private Keys _key;

            internal KeyPressedEventArgs(ModifierKeys modifier, Keys key)
            {
                _modifier = modifier;
                _key = key;
            }

            public ModifierKeys Modifier
            {
                get { return _modifier; }
            }

            public Keys Key
            {
                get { return _key; }
            }
        }

        /// <summary>
        /// The enumeration of possible modifiers.
        /// </summary>
        [Flags]
        public enum ModifierKeys : uint
        {
            Alt = 1,
            Control = 2,
            Shift = 4,
            Win = 8
        }
        #endregion
        #endregion
        #region Singleton
        private static KeyboardHotKeys _Current;
        public static KeyboardHotKeys Current
        {
            get
            {
                if (_Current == null)
                    _Current = new KeyboardHotKeys();
                return _Current;
            }
        }
        #endregion
    }
}

Dessa forma, você poderá criar teclas de atalho globais para sua aplicação, de uma maneira extremamente simples. Exemplo abaixo:

using System;
using System.Collections.Generic;
using System.ComponentModel;
using System.Data;
using System.Drawing;
using System.Linq;
using System.Text;
using System.Threading.Tasks;
using System.Windows.Forms;

namespace Global_Hot_Keys
{
    public partial class Form1 : Form
    {
        public Form1()
        {
            InitializeComponent();
            KeyboardHotKeys.Current.KeyPressed += Current_KeyPressed;
            KeyboardHotKeys.Current.RegisterHotKey(KeyboardHotKeys.ModifierKeys.Control | KeyboardHotKeys.ModifierKeys.Alt, Keys.T);
        }

        void Current_KeyPressed(object sender, KeyboardHotKeys.KeyPressedEventArgs e)
        {
            if (e.Modifier == (KeyboardHotKeys.ModifierKeys.Control | KeyboardHotKeys.ModifierKeys.Alt))
            {
                if (e.Key == Keys.T)
                {
                    this.WindowState = FormWindowState.Normal;
                    MessageBox.Show("Você pressionou o atalho Ctrl + Alt + T !!!!!!!!!!!!!!!!!!");
                }
            }
        }
    }
}

Espero que possa ser útil à alguém!

Anúncios

Deixe um comentário :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s